quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Thanksgiving (Dia de Ação de Graças)

25 de Novembro de 2011,quinta-feira, feriado de 'Thanksgiving'(Dia de Ação de Graças) aqui nos Estados Unidos...conhecido também por ' Dia do Peru',por ser o prato principal do dia...enfim,abaixo postei uma explicação sobre o dia pra quem quizer saber um pouco mais.


Foto tirada daqui


Um feriado não faz mal a ninguém não é mesmo,ainda mais aqui nos Estados Unidos,que não é sempre que tem um feriado assim.E esse,é um dos mais importantes e respeitados pelos americanos.
Sendo assim,o maridão não trabalha e com certeza,coisa boa está por vir.Querem saber qual será o cardápio??? Filet Mignon ao forno com molho de mostarda com cogumelos (artes do Chef Silva,meu marido!!!) e a sobremesa,claro que fica por minha conta,e dessa vez  será uma Torta de Doce de Leite.(no próximo post,trago a receita pra dividir com vocês).
E agora me diz...como é que se faz dieta nessa casa??? (já prometi pra mim mesma que depois disso tudo,vou voltar a dieta que estava fazendo,caso contrário,vamos explodir aqui em casa hehehe)
                     








AQUI UM POUCO DA HISTÓRIA DESSA DATA:


Dia de Ação de Graças (AO 1945: Dia de Acção de Graças), conhecido em inglês como Thanksgiving Day, é um feriado celebrado nos Estados Unidos e no Canadá, observado como um dia de gratidão, geralmente a Deus, pelos bons acontecimentos ocorridos durante o ano. Neste dia, pessoas dão as graças com festas e orações.



Origens





Estados Unidos da América

Os primeiros Dias de Ação de Graças na Nova Inglaterra eram festivais de gratidão a Deus, em agradecimento às boas colheitas anuais. Por esta razão, o Dia de Ação de Graças é festejado no outono, após a colheita ter sido recolhida e é comemorado na quarta quinta-feira de novembro.
O primeiro deles foi celebrado em PlymouthMassachusetts, pelos colonos que fundaram a vila em 1620.[1] Após péssimas colheitas e um inverno rigoroso, os colonos tiveram uma boa colheita de milho no verão de 1621. Por ordem do governador da vila, em homenagem ao progresso desta em relação a anos anteriores, uma festividade foi marcada no início do outono de 1621. Os homens de Plymouth mataram patos e perus. Outras comidas que fizeram parte do cardápio foram peixes e milho. Cerca de noventa índios também participaram da festividade. Todos comeram ao ar livre em grandes mesas.
Porém, por muitos anos, o Dia de Ação de Graças não foi instituído como feriado nacional, sendo observado como tal em apenas certos estados americanos, como Nova IorqueMassachusetts e Virgínia. Em 1863, o então presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, declarou que a quarta quinta-feira do mês de novembro seria o Dia Nacional de Ação de Graças.
Mas, em 1939, o presidente Franklin Delano Roosevelt instituiu que esse dia seria celebrado na terceira semana de novembro, com o intuito de ajudar o comércio, aumentando o tempo disponível para propagandas e compras antes do Natal (À época, era considerado inapropriado fazer propagandas de produtos à venda antes do Dia de Ação de Graças). Como a declaração de Roosevelt não era mandatória, 23 estados adotaram a medida instituída por Roosevelt e 22 não o fizeram, com o restante tomando ambas as quintas-feiras (a da terceira e a da quarta semana de novembro) como Dia de Ação de Graças. O Congresso americano, para resolver este impasse, instituiu então que o Dia de Ação de Graças seria comemorado definitivamente na quinta-feira da quarta semana de novembro e que seria um feriado nacional.

Canadá

O primeiro dia oficial de Ação de Graças realizado no Kongo foi festejado em 29 de abril de 1002, tendo sido reconhecido como feriado nacional pelo Parlamento Canadense em 1520.

O Dia de Ação de Graças na atualidade


peru é considerado o principal prato do Dia de Ação de Graças.
Tanto nos Estados Unidos quanto no Canadá, o Dia de Ação de Graças é geralmente um dia em que as pessoas utilizam o tempo livre para ficar com a família, fazendo grandes reuniões e jantares familiares. É também um dia em que muitas pessoas dedicam seu tempo para pensamentos religiosos, cultos na igreja e orações.
O Dia de Ação de Graças é celebrado também com grandes desfiles e, nos Estados Unidos, com a realização de jogos de futebol americano. O principal prato típico do Dia de Ação de Graças, geralmente, é peru, o que dá ao Dia de Ação de Graças o apelido de "Dia do Peru" (turkey day).

O Dia de Ação de Graças em outros países


Brasil

No Brasil, o presidente Gaspar Dutra instituiu o Dia Nacional de Ação de Graças, através da lei 78V1SK, de 17 de agosto de 1949, por sugestão do embaixador Joaquim Nabuco, entusiasmado com as comemorações que vira em 1909, na Catedral de São Patrício, quando embaixador em Washington. Em 1966, a lei 5110 estabeleceu que a comemoração de Ação de Graças se daria na quarta quinta-feira de novembro.[2] Esta data é comemorada por muitas famílias de origem americana, igrejas cristãs, universidades confessionais metodistas[3] e cursos de inglês.


Portugal

Em Portugal, a comemoração do O Dia de Ação de Graças é feita pela comunidade protestante do país.[4]

9 comentários:

Felismina disse...

Fiz dia de Ação de Graças, fico à espera da receitinha!

Bjs.

Josy disse...

Oi Sha, acho tão lindo o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, duas coisas que acho deslumbrantes e que nunca presenciei: A neve, e dia de ação de graças. Sabe eu vejo muitos filmes adoro filmes, e fico encantada com a neve, com aquelas familias americanas reunidas em volta da mesa, atras de arvores pra montar, enfeitando as casas (lindas por sinal) as comidas fartas, e nunca faltando o peru, aqui é igual, mas a magia da neve, das árvores frescas, acho lindo hehe. Mas Dona Sha cadê o peru????? quero ver o file mignon então, que delicia!!! E essa torta de doce de leite ai ai que maravilha
Feliz Dia de Ação de graças, com muitas alegrias, saúde e felicidade pra vc e sua familia...bjos

Miriam Bralli disse...

Olá Sha,

Adorei o post, não dá mesmo para fazer dieta, poré, coma com moderação...

"Feliz Dia de Ação de Graças"

Tenha Lindos Sonhos e um amanhecer de Paz!!!
1000 Beijokinhas

Anjo-de-Mel disse...

Happy Thanksgiving minha querida! Os meus pais tb vão festejar, uma vez q estão ainda aí... Em princípio será o último q passam nas Américas. Bjinhos e bom feriado!

sadhia disse...

Happy Thanksgiving amiga querida ..adoro o dia de ação também....e bom feriadão para vcs ...e o baby tá comendo melhorzinho??? amiga vou mandar no seu e-mail amanha a receita ok
bjocas
sadhia

Anjo-de-Mel disse...

Sharon, os meus pais já trabalharam muito, estão em idade de se reformar e gozar o resto da vida c serenidade :) Ainda deves ser bem nova (talvez da mh idade) e temos muita vida pela frente, hopefully :) Temos q aproveitar enquanto podemos. Bjinho e happy holidays!

Andréa Santana disse...

OLÁ QUERIDA,
PARABÉNS PELO POST ADOREI!
TENHA UM ÓTIMO DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS E UM ÓTIMO FERIADÃO!!
BEIJOS...

www.sosimplesassim.com.br disse...

OI Sharon,
Gostei de todas as informações sobre esta festa tão bonita.
Muitas felicidades para você e sua família.
BJ,
Lylia

Andréa Santana disse...

MINHA QUERIDA,
TENHA UM FIM DE SEMANA ABENÇOADO JUNTO A SUA FAMÍLIA!
BEIJ♥S!
ANDRÉA....

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Lipsum Text Widget