domingo, 30 de janeiro de 2011

Iogurte Natural Caseiro

Enfim voltei pra postar a receita do iogurte...
Pesquisei um pouco sobre o mesmo e aqui o resultado:

"O iogurte além de poder aumentar a longevidade, possui outras benéficas propriedades nutricionais, graças aos fermentos lácteos, como o Lactobacillus bulgaricus e o Streptococcus termophilus, aos quais se juntam o leite, depois de homogeneizado e pasteurizado. Devido ao facto de ser obtido mediante fermentação láctea, o iogurte é muito fácil de digerir, o que o torna o produto ideal para pessoas com problemas gastrointestinais. Contudo, não se esgotam aqui os benefícios deste alimento. Por exemplo o seu consumo regula o sistema imunológico, sem esquecer que se trata de uma excelente fonte de cálcio e, como tal, a sua ingestão é uma fonte de ajuda no crescimento das crianças."




* 1 litro de leite integral
* 1 copo de iogurte natural

Leve o leite ao fogo e esquente até ficar morno,não muito quente,nem muito frio.
Coloque em um pote de plático com tampa,em seguida adcione o iogurte natural e mexa bem.
Feche o pote e guarde em local fechado,escuro e quente,por umas 12 horas..Eu guardei no forno,da noite pro dia.
Pra ficar mais grosso,deixei no mesmo local por umas 20 horas.Está pronto,agora é só guardar na geladeira e fazer bom uso dele.

Dicas

* Pode-se usar o leite normal,apenas ferva ele,e deixe amornar até que fique numa temperatura,mais ou menos entre 38 e 43 graus.Se você não tiver o termômetro culinário,faça o teste do dedinho (com ele limpinho coloque dentro do leite,se conseguir ficar com ele lá dentro por 10 segundos ou um pouco mais está no ponto.

* Para que o iogurte tenha uma reação mais rápida,enrole em panos de prato antes de guardá-los no forno.

* Antes que termine o iogurte, retire 200ml e guarde para fazer o próximo litro, pode ser feito isso 3 vezes, senão o iogurte começa a ficar muito ácido.

* Você pode bater no liquidificador com gelatina de sua preferência e leite condensado ou açúcar para dar sabor.

* Pode também bater com a sua fruta preferida.

* Agora é só usar a imaginação,comer com cereal,com mel,frutas,saladas,fazer bolo,enfim...são várias opções que você tem para usar seu iogurte e o mais legal é que você fez.

Um comentário:

Keylla Silva disse...

Muito bom saber!!!! Uso bastante iogurte natural pra fazer danoninho e pão de queijo, e como tem que comprar o iogurte, acaba ficando carinho, mas mesmo assim, acho que compensA!!! Ao menos assim, sabemos o que estamos consumindo!!!! Parabéns pelo blog! Estou iniciando o meu também, e o seu, entre outros é uma de minhas referências!!!! Bjubju! Keylla. (http://cozinharebomdemais.blogspot.com/)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Lipsum Text Widget