segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Bolo Creme Italiano ( Italian Cream Cake)

 
 

Demorei um pouco mas vim trazer a receitinha do bolo que fiz para o Natal.Há algum tempo tinha visto essa receita ''nesse'' blog,e depois vendo uma receita da Marly,do Saboreando a Vida,onde ela se inspirou nessa mesma receita,resolvi arriscar também,mesmo que tendo demorado um pouquinho pra executar esta mesmo.
Pra quem gosta de um bolinho com nozes,amêndoas ou outros "nuts",é uma ótima opção...pra qualquer ocasião,além do Natal,como foi o meu caso.
Então...aqui está a receita e ... já que não teve neve  o suficiente pra fazer boneco de neve,resolvi transformar o bolo em um bonequinho super gracioso,idéia que me mandaram pelo facebook...não ficou fofo??? rsssss

 
 
 

1/2 xícara de manteiga ( em temperatura ambiente)
1/2 xícara de gordura vegetal
2 xícaras de açúcar
5 ovos grandes (claras e gemas separadas)
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (chá) bicarbonato de sódio
1 xícara de *buttermilk
1 xícara de côco ralado (ou a gosto)
1 xícara de nozes picadas (a gosto)

Aqueça o forno em 180oC.Unte e enfarinhe uma forma de 23 cm e reserve.
Bata as claras em neve e reserve,na geladeira (sobre uma peneira seria a melhor opção,para que enquanto você prepara a massa do bolo,escorra aquele líquido das claras,ou então,deixe pra bater as claras na hora de misturar a massa).
Misture a manteiga com a gordura vegetal na batedeira,em velocidade média,até que fique uma mistura fofinha.Adcione o açúcar aos poucos até misturar bem,adcionando então as gemas,uma de cada vez,misturando bem a cada adção.Coloque então a baunilha e misture.
Separado desse creme,misture a farinha de trigo,o bicarbonato de sódio,depois então,adcione sobre o creme de manteiga,alternanto com o *buttermilk,começando pela mistura de farinha,e terminando com a mesma (farinha-buttermilk-farinha-buttermilk-farinha),usando a batedeira em velocidade baixa,pra não voar farinha por todo lado.Se for usar o côco e as nozes,misture agora,com a ajuda de uma colher de pau,ou uma espátula.Agora,misture,delicadamente as claras batidas em neve.
Coloque a massa na forma e leve para assar por uns 25 minutos,ou até que inserindo um palito,este saia limpo.Deixe esfriar por uns 10 minutos,tire da forma e deixe esfriar sobre uma gradinha...ou sobre uma superfície lisa.





Recheio e cobertura:

226 gramas de cream cheese -creme de queijo (em temperatura ambiente)
1/2 xícara de manteiga (em temperatura ambiente)
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
453 gramas de açúcar de confeiteiro,passado pela peneira

Bater a baunilha,manteiga e o cream cheese na batedeira em velocidade média até obter um creme homogêneo e fofo.Adcione o açúcar aos poucos,em velocidade baixa,até misture tudo,depois aumente a velocidade para médio e bater um pouco até ficar um creme bem fofo e pronto para usar.
Faça camadas com o bolo e o recheio,cubra com o restante do recheio(cobertura) e decore a gosto.

Eu fiz um bolo de 20 cm e um pequeno de 14 cm,pra poder fazer meu boneco de neve.Cobri com a mesma cobertura,polvilhei côco ralado adocicado e decorei com balinhas,pra fazer os olhos e botões,cortei uma cenoura pra fazer o nariz, uma bala comprida para a boca e uma fita vermelha de cetin para a gravatinha...usei alguns raminhos naturais da árvore de Natal,enfeites da mesma,e umas gradinhas de madeira que tinha desde o meu chá de bebê(usei no Bolo de Fraldas)...ficou uma gracinha e o bolo,delicioso!!!

Beijinhos
















11 comentários:

Mary - Strawberrycandy disse...

Ficou lindo o bolo,...e delicioso certamente!
Beijinhos,
http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/

sadhia disse...

uau minha amiga mas que maravilha de receita emi e que lindo vc sabe que eu babo por estes bolos divinos parabens amiga e o baby como vai amiga ???: estamos esperando voce por aqui ..conseguiu v er as toucas ? bjão

Anjo-de-Mel disse...

Ficou lindo! Bjinhos.

Unknown disse...

nossa amiga q lindo bolo e me parece delicioso,parabéns
bjs
Vivi
http://www.viviass.blogspot.com.br/

Josy disse...

Sharon que lindo ficou seu bolo,imagino o sucesso que fez pois o recheio ficou maravilhoso, gosto muito de bolo de nozes e outros nuts. Parabéns, lindissimo. Beijinhos

Anajá Schmitz disse...

Menina que delicia. Adorei a receita vou fazer um dia desses.
Bjos e tenha uma ótima semana.

Santa Gastronomia disse...

Muito lindo mesmo! Que capricho! E deve ser delicioso mesmo!

Bjinhus..

Silmara Rc disse...

Muito lino seu bolo!
Beijo

cucchiaiopieno.com.br disse...

Uau, que bolo mais lindo!
Amei cada detalhe e a receita é muito especial!
Parabéns pelo talento.
Bjim e tenha um lindo domingo.
Léia

Renata Boechat disse...

Que bolo tão lindo que ficou!

Um bonequinho de neve gostoso e muito simpático!

Marly disse...

Oi, Sha,

Que coisa linda, o seu bolo ficou maravilhoso, parabéns! Este bolo é também muito gostoso, né? rsrs.

Um beijo!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Lipsum Text Widget