quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Pão Caseiro


Enfim a minha infinita busca por uma receita de pão caseiro deu MUITO CERTO...mas não chegou ao fim,pois como sou apaixonada por essa fonte de carboidrato que são os pães e sei  existe uma infinita lista de receitas do mesmo,estarei sempre testando e inovando...

Mas depois dessa materia que vi no Mais Você com essa receita MARAVILHOSA...posso dizer que me dei por muito satisfeita com o resultado...ficaram perfeitos!!!




Vamos precisar de=

* 50 gr.de açúcar
* 400gr. de farinha de trigo
* 1 pitada de sal
* 30 g.de fermento fresco (2 tabletinhos)
* 1 colher de sopa de manteiga derretida(15g)
* 180ml. de leite
* 1 ovo
* 1 gema misturada com 1 colher de café pronto

Em uma tigela coloque o açúcar,a farinha de trigo,o sal e misture.Reserve.
Em outra tigela menor coloque o fermento,a manteiga derretida,o leite e o ovo,misture bem e adcione sobre a mistura seca de farinha.Misture bem,coloque sobre uma superfície lisa e sove muito bem até obter uma massa lisa e homogênea.Se precisar,polvilhe as mãos com um pouco de farinha para o massa desgrudar dos dedos.Coloque em uma tigela (pode ser na mesma em que você usou para misturar os ingredientes) e passe um plástico,feche bem e reserve por 20 minutos.

Enquanto isso,forre uma forma de bolo inglês com papel manteiga,fixando com manteiga,deixando uns 10 a 15 cm pra cima da forma,veja na foto abaixo.(A receita indica que a forma seja de 25cm X 10 cm e 6 cm de altura,a minha penso que era um pouco menor)
Passados os 20 minutos,de forma de pão a massa e coloque na forma,polvilhando com um pouquinho de farinha e pincele com a mistura de uma gema com o café pronto.
Leve para um lugar que não tenha vento,eu deixei no microondas (dica da Ana Maria,que deu super certo) por mais ou menos 60 minutos.
Agora então,leve ao forno médio,pré-aquecido a 180oC por mais ou menos 30 minutos ou até dourar,ou depende do seu forno.Retire do forno,desenforme e sirva em seguida de preferência.

Outra dica da Ana Maria que eu fiz e foi um sucesso...cortar uma fatia não muito fina,passar manteiga dos dois lados e colocar na chapa ( ou um frigideira) até dourar dos dois lados...FICOU MARAVILHOSO...

                                               S U P E R   R E C O M E N D O  !  !  !


10 comentários:

Josy disse...

Oi Sha eu vi no programa da Ana Maria essa receita, desde esse dia to tentada a fazer esse pão, ficou lindo o seu, perfeito como o da tv. Me motivou a fazê-lo tbém. Adorei...bjocas

Lourdes Sabioni disse...

Ficou realmente lindo! Eu não conhecia essa receita mas vou testar...Adoro pão caseiro!
Beijos!

www.sosimplesassim.com.br disse...

Oi Sha,
Deliciosa receita desse pão.
Obrigada por partilhar conosco.
Bj,
Lylia

Bee disse...

Gostei das receitas e do seu blog parabéns!

O Barriguinhas disse...

Olá Sha :) em primeiro lugar muito obrigada pela tua visita! Adorei ter-te lá! Este teu pão está uma verdadeira tentação! Irei tentar fazer certamente. Beijinhos e parabéns pelo seu blog. Adorei o nome :)) Bjs. Lúcia

Fumo Na Panela disse...

Huummm so de imaginar o cheiro ja fico com aguas na boca!!!
Já estou seguindo adorei as receitas todas =)
Beijinhos ***

Fabiola disse...

Oi Sharon
Tenho certeza que você sabe o quanto um comentário nos faz feliz! Muitíssimo obrigada pela sua visita e seja sempre muito bem-vinda. Foi uma pena eu não ficar mais tempo em Santa Catarina para poder aprender mais receitinhas. Bem, para os Scones, o fermento é o de bolo mesmo, o branquinho. Eu adoro usar o da Dona Benta que vem aromatizado com baunilha. Se você tiver o açúcar de baunilha, acho que dá para colocar um pouquinho ao invés de apenas açúcar normal. Dá um aroma fora de série.
A primeira vez que me deu vontade de fazer scones, foi quando vi um programa daí mesmo, do G. Garvin. Ele mostrou um café que fazia scones e eram enormes, lindos. O meu está bem modesto, mas adoramos para fazer para um cafezinho rápido. Não deixe de passar a gema por cima, faz diferença.
Passarei sempre por aqui também, acabei de ver a sua receita de samanta. Eu adoro e vou fazer, pensei que teria algum pulo do gato, mas pelo que vejo é simples.
Minha querida, bom descanso e fique com Deus.
Um beijo grande
Fabiola

Cíntia A. S. Sevaux disse...

Olá Sharon, obrigada pela visitinha ao blog e pelas dicas!!bjinhos!!!

Marly disse...

Oi, Sha,

O pão ficou perfeito, dá pra ver que ficou fofo, que delícia! a dica também é otima, parabéns pelo belo trabalho!

Beijoca!

Andréa Santana disse...

OLÁ SHARON!
OBRIGADA PELA VISITA, FIQUEI MUITO FELIZ COM O SEU COMENTÁRIO.
AMO FAZER PÃES, ESTA RECEITA VAI PARA MINHA LISTA,FICOU LINDO!

BEIJÃO.....

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Lipsum Text Widget