sábado, 20 de outubro de 2012

Bolo de Banana Caramelizada




Lembrando de minha infância e minhas preferências,lembro que "banana" nunca foi uma de minhas frutas preferidas,porém,quando elas estavam carameladas,sobre um bolinho delicioso ou em uma sobremesa com suspiro,ai sim...não fazia nenhuma cerimômia pra comer...rsss
Ainda não sei por que nunca havia experimentado fazer essas receitas,mas vendo 3 bananas lindas quase passando do ponto na fruteira,resolvi fazer algo e logo me veio essas duas receitas na cabeça,então decidi pelo bolo,a sobremesa fica pra próxima sobra de bananas...
E olha que não foi má escolha,o bolo ficou delicioso,super fofinho e as bananas...uma maravilha!
Quem ainda não experimentou fazer,fica a dica!!!


2 xícaras de açúcar
3 gemas grandes (usei 4,pois as minhas eram muito pequenas)
1 colher(sopa) de margarina (usei manteiga sem sal)
2 xícaras de leite
3 xícaras de farinha de trigo
1 colher(sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal
Canela em pó
3 bananas

Para a calda:
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de água

Pré-aqueça o forno a 180oC.
Comece untando uma forma retangular (33x22x5cm) ou uma redonda de 30 cm,com manteiga.Corte as bananas e coloque as na forma,salpique um pouco de canela e reserve.
Prepare a calda,colocando o açúcar numa panela e leve ao fogo médio até derreter,daí então coloque a água (com muito cuidado,pois pode respingar),mexa até a calda dissolver e ficar uma calda não muito grossa,nem muito fina.Coloque a calda sobre as bananas e vamos ao bolo.
Bata as claras em neve e reserve.
Na batedeira bata o açúcar com as gemas até obter um creme liso e fofinho ( nessa fase,ainda não sei por que,não estava conseguindo um creme,estava ficando uma farofinha,então coloquei um pouquinho do leite e misturei,então consegui que o restante se misturasse e ficasse um creme,e deu muito certo).
Adcione então a farinha,o leite e o sal e misture bem.Então coloque o fermento,misture um pouco e adcione as claras já batidas e com a ajuda de uma colher de pau,ou espátula,misture delicamente.
Coloque a massa sobre as bananas já caramelizadas e leve para assar por mais ou menos 45 minutos.
Desenforme o bolo ainda morno,não deixe esfriar muito,caso contrário a calda de açúcar irá secar e você não conseguirá desenformar e ver o efeito das bananas caramelizadas que além de muito bonito ficou realmente uma loucura de bom (risos).


A receita,é bem original e antiga,já tinha guardada em meus arquivos,mas foi através desse blog,que quando vi,lembrei da minha receita,vi que era igual e resolvi experimentar,sendo que eu nunca tinha feito.
Espero que gostem...

Beijinhos

6 comentários:

São Ribeiro disse...

Por acaso não sou grande apreciadora de bananas mas hoje tenho visto bastantes receitas da bonafee pie e até que acho que receitas com a banana até devem ser boas.
O seu bolo ficou com um aspecto bem apetitoso.
bjs

Josy disse...

Olá Sha, torta de banana é um clássico né? Lembra infância, lembra mesa cheia com os amigos e familia. Adoro bolo de banana e caramelizada ainda melhor. Adorei sua receita. Beijinhos ótimo final de semana

Cíntia A. S. Sevaux disse...

Olá Sharon, não sou muito fã de babanas, mas esse bolo caramelado eu adoro!!!bjinhos e bom domingo!!!

Anjos disse...

Oi amiga, obrigada pela visita e comentário! Já estou conseguindo postar comentários ainda bem!
Tentarei te seguir...Port enquanto não consigo visualizar o quadro de seguidores nem o meu nem dos blogs que visito...Fiquei mais aliviada quando me disse que já ocorreu esse problema com vc, e tudo se resolveu...Gostei muito do seu blog principalmente da receita desse bolo, gosto demais de banana.
Até mais, bjs.

Andréa Santana disse...

Amiga,
fiquei feliz com a sua visita, bom demais tê-la de volta com suas postagens.
Bolo de banana é o predileto do meu esposo, este ficou super apetitoso!

Que as bençãos de Deus esteja sempre em seu lar!
bjs ♥

Chris Ferreira disse...

Oi Sha, estou retribuindo a visita.
Nossa, que delícia esse bolo. Adorei.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Lipsum Text Widget