terça-feira, 24 de abril de 2012

Bolo de Milho ou seria Pamonha de Forno?!?!

Quando me pergunto do que tanto sinto saudades do Brasil em relação a comida a primeira coisa que me vem a cabeça é pamonha.Em especial de uma barraquinha na beira da estrada que liga a minha cidade Araranguá 'a praia Balneário Arroio do Silva,que vende caldo de cana,milho e derivados,e que é parada quase que obrigatória...porém aqui é um produto quase que impossível de encontrar.
Já encontrei em mercadinhos brasileiros,porém congelados,horrorosos diga-se de passagem (desculpem,mas é verdade!!!),já tentei fazer,o que não foi nada fácil e o resultado foi tal qual as congeladas que provei,horrível também (risos!)...até que 'a pouco tempo propagandas na televisão me chamaram atenção,anunciando a venda de produtos feito de milho,o que incluia a pamonha,a qual fui a procura e encontrei a venda em uma padaria brasileira em uma cidade vizinha...
Pra matar a saudade até deu um pouquinho,mas confesso que não chega aos pés das que eu comia na minha cidade,sem contar o preço, $ 6.00 a unidade (sim SEIS DÓLARES,o equivalente a mais ou menos R$ 11.00,onze reais),só pra matar a vontade mesmo né...rsss




Mas vamos ao que interessa...tenho andado um pouco ocupada com alguns projetos de vida,negócios,por isso também ando um pouco sumida...mas de tanto me ocupar com isso minha cabeça estava meio pirada,foi quando parei tudo e resolvi ir pra cozinha aliviar o estresse,relaxar fazendo uma receitinha diferente...e o que fazer???Tinha uns milhos cozidos na geladeira e queria aproveitá-los então...bolo de milho seria uma ótima opção...a receita,fui misturando tudo e resultou em uma maravilha de bolo com gostinho de pamonha...fiquei super satisfeita com o resultado,pretendo repetir muitas outras vezes,já que com isso posso também voltar lá na barraquinha de pamonha de minha cidade lembrando minha infância e minha família...experimentem vocês também!!!

Ingredientes

* 3 espigas de milho cozidos + 1;2 lata de milho (ou 2 latas de milho com a água)
* 2 colheres e 1;2 de manteiga derretida
* 2 vidros de leite de côco
* 3 xícaras de farinha de milho
* 1 colher (sopa) fermento
* 3 ovos
* 2 xícaras de açúcar
* 1 pitada de sal
* 1 xícara de flocos de côco (desidratados,ou côco ralado)

No liquidificador coloque o milho,a manteiga,o leite de côco e os ovos e bata bem até o milho estiver bem triturado,daí então adcione a farinha,o açúcar e o sal,bata mais um pouco até incorporar bem.Coloque então o fermento e dê uma leve batida,apenas para ele se integrar na massa e por último o côco,mexendo com a ajuda de uma colher de pau ou espátula.
Coloque então na forma desejada e asse por mais ou menos de 50 minutos a 1 hora em uma temperatura 180oC.
Sinta o cheirinho da casa da vovó pela casa inteira e delicie-se com essa maravilha com gostinho de pamonha!!!

Amei o resultado...



Como vocês podem ver,o côco que usei foi esse da foto abaixo (não é propaganda não,apenas quero mostrar o tipo de côco que usei).É um côco em lascas mais grossas,o qual tinha em casa e queria utilizar.O sabor é sim o mesmo dos outros,porém por serem maiores dos que o côco ralado comum,pode-se sentir melhor a textura e o gosto,mas isso não quer dizer que feito com o outro o resultado será diferente.

9 comentários:

Andréa Santana disse...

MINHA QUERIDA,
MAS MESMO ASSIM VC FEZ UM BOLO DELICIOSO, O BRASIL TEM MUITA COISA BOA, ADORO CALDO DE CANA TBM.
ESTE PACOTE DE COCO PARECE SER ÓTIMO, IMAGINO UMA COCADA FEITA COM ESTE COCO, HUMMMM!

BEIJOS, FICA COM DEUS!

Dulce Caldeira disse...

Ficou lindo o teu bolo,tão amarelinho, dá gosto.
O coco em lascas, dá para sentir a textura, deve ficar muito agradável.
Beijinho.

Alice disse...

Hmmm, que bolão! Ficou lindo e com um interior maravilhoso! Adoro coco:)
Beijinhos.

Josy disse...

Sha querida, saudades de vc amiga, a vida é assim mesmo, temos prioridades, mas sempre bate a saudades dos nossos bloguitos né. Adoro pamonha, bolos de milho, suco de milho (ai que delicia amo) tudo que é milho eu adoro, e seu bolo ficou lindo, adorei o coco,pena que aqui não se encontra deve ter ficado melhor ainda. Adorei a receita. Bjocas

Irene disse...

Esse bolinho está uma tentação...
Que delícia!!!
Como vai o teu bébé??!!!
Bjocas´para os dois!!!

Unknown disse...

Oi linda, tô de férias mas dei um jeitinho de passar nos blogs de quem não me esqueceu e retribuir a visitinha e o carinho.
Hummm q delícia, me deu água na boca!
Bjs e ótima sexta

Marly disse...

Sha, querida,

Eu adoro este bolo de milho de liquidificador, ele é prático e delicioso! O seu ficou com ótimo aspecto e deve ter amenizado um pouco a saudade da pamonha, né? rsrs.

Um beijo!

Andréa Santana disse...

AMIGA,
SAUDADES DE VC, TUDO BEM POR AÍ?

BEIJINHOS, FICA COM DEUS!

Gina disse...

Falou que é de milho, tá valendo!
Descobri que você é de Araranguá, uma cidade da qual guardo ótimas recordações. Quando os filhos eram pequenos, fomos passar alguns dias lá. Ficamos num hotel no alto de uma colina, não lembro o nome e descíamos todos os dias para tomar sorvete de sabores variados e inusitados no centro.
Bjs.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Lipsum Text Widget