terça-feira, 20 de março de 2012

Bolo (diferente) de Chocolate Recheado



Essa é mais uma daquelas receitas que vi no programa da Ana Maria e logo fiquei doida para experimentar,mas...como aqui em casa andamos fugindo (ou ao menos tentando) de doces (e da balança),estava esperando uma boa oportunidade para fazê-lo,até que chegou...
Bem fácil de fazer e você já coloca o recheio antes mesmo de ir ao forno,bem interessante e muito gostoso,ótimo para um cafézinho da tarde ou...em qualquer outra ocasião...rsss



E aproveitando a receita deliciosa,participo da Blogagem Coletiva criada pelo adorável Pecado da Gula,cujo tema é o nosso querido ''chocolate'',cujo banner é este abaixo...


Mas então...vamos a receita:

Para o recheio

1 lata de leite condensado
1/2 litro de leite
2 gemas
2 1/2 colheres (sopa) de amido de milho
150 gr. chocolate meio amargo picado
1 lata de creme de leite

Para a massa:

100 g.de margarina
2 gemas
2 claras batidas em neve
1 1/2 xícara (chá) de açúcar
6 colheres (sopa) de chocolate em pó
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de fermento em pó

Para a cobertura

300 g. de chocolate meio amargo picado

Diferente das outras receitas,nessa começamos pelo recheio.
Em um panela coloque o leite condensado,o leite,as gemas e o amido de milho e leve ao fogo médio até engrossar.Desligue o fogo,misture o chocolate meio amargo e misture bem até derreter todo o chocolate.Deixe esfriar e então acrescente o creme de leite.
Retire 2 xícaras e reserve para fazer a cobertura.A outra parte,coloque em um saco de confeiteiro ou num saco plástico de cozinha e reserve.



E vamos preparar a massa.Coloque a margarina,as gemas e o açúcar em uma batedeira e bata bem até formar um creme claro (mais ou menos 10 minutos).Desligue a batedeira e adcione o chocolate em pó,a farinha,o leite e misture bem,logo adcione o fermento e então,com a ajuda de um fouet ou colher de pau,adcione delicadamente as claras em neve.
Em uma assadeira (22cm)untada e enfarinhada,coloque metade da massa.Não mexa,nem queira tirar o ar da massa.Cubra a massa com o recheio que você guardou no saco de confeitar,começando pela parte de fora (bordas) para o centro do bolo (o porque disso,nem Ana Maria soube dizer),e então coloque o restante da massa.
Leve ao forno médio,pré-aquecido em 180oC por 1 hora.Retire do forno e deixe esfriar.
Quando tirar o bolo do forno,pode preparar a cobertura,usando aquelas 2 xícaras de recheio que fizemos no ínicio do processo,coloque em uma panela e adcione os 300 g de chocolate meio amargo,mexendo sempre até o creme deslizar da colher (+ ou - 6 minutos) em fogo médio.
Desenforme o bolo já frio,cubra com a cobertura e decore a gosto,eu usei granulado de chocolate e morango,pois queria fazer igual ao original.
Eu recomendo...muito bom,fica molhadinho por dentro,crocante por fora...realmente uma delícia!!!

OBS: O meu recheio ficou mais abaixo,como vocês podem ver na foto acima,pois minha batedeira quebrou e usei uma pequenina (pra quebrar o galho mesmo),mas dependendo do tanto de ar que sua massa possuirá,ele ficará mais no meio,ou acima (ou igual o meu,que ficou bom mesmo assim).

Beijinhos

18 comentários:

Akemi disse...

Shapalmas, sabia que este bolo tbm estava na minha listinha por fazer? Achei a idéia de assar o recheio junto com o bolo bem interessante mas vendo o seu fiquei com mais vontade ainda de experimentar! Pelos ingredientes não tem como dar errado ne? Muito obrigada pela participação! Bjsss

Tania Mara disse...

hhhmmmmm!!!!Deve ser uma delícia
Eu também vivo com este dilema de fugir um pouquinho (mais só um pouquinho)dos doces rsrsrsrs, mas não é facíl quando a gente ama estas coisas.
A respeito de sua falta de motivação de enfeitar a casa em certas datas comemorativas, te entendo muito bem. Por que também moramos longe de todos e além do mais, temos poucos amigos. Mas, de um tempo pra cá eu estive analizando isto e tomei a decisão de enfeitar sim, enfeitar pra meus filhos e meu marido. Até pra mim mesma. E ta me fazendo muito bem, me sinto mais animada.
Um grande abraço e boa sorte pra vcs

Tamires Lucietti disse...

Que coisa mais gostosa, meu deus...


www.belezaaemfoco.blogspot.com

Marly disse...

Oi Sha,

O seu bolo ficou uma tentação! rsrs. Mas este bolo com recheio,
que a AMB está apresentando como novidade, fez muito sucesso anos atrás com o nome de "Bolo Bomba".
Eu também o fiz algumas vezes e ele é mesmo sempre apreciado.

Beijoca!

Santa Gastronomia disse...

Shapalmas: você foi corajosa em experimentar essas receitas malucas da Ana Maria Braga! Certa vez testei uma mousse de chocolate e 'não me digam que foi eu quem errei!!', rsrs, mas ela ficou
ó-rorosa! kkkk..
Já fiz alguma ou outra dela, mas a maioria não tenho coragem...
Mas se vc aprovou - que bom! Deu certo!
Bjinhus..

Josy disse...

Nossa Sha que delicioso deve ter ficado esse bolo, preciso fazer pra participar do concurso da Akemi, mas por ter ficado adoentada me atrasei, se der tempo vou fazer. Esse bolo ficou fantástico, delicioso e lindo. Gostei muito. Beijinhos

Unknown disse...

Que espetáculo de bolo minha amiga.

é mesmo uma delícia,

pena que a gente não possa abusar não é?

Unknown disse...

Delícia!!Não importa onde ficou o recheio... o legal é que ficou!rsrs
Bom demais...beijkas

Andréa Santana disse...

MINHA QUERIDA,
NÃO É SÓ A MINHA CASA QUE É RECHEADA DE COISINHAS GOSTOSAS, A SUA TMB, E AINDA TEM UM BEBEZINHO LINDO PARA SABOREAR AS DELÍCIAS FEITAS POR VC.
ESTE BOLO FICOU MUITO LINDO E APETITOSO, EU NUNCA TINHA VISTO ESTA RECEITA, UM DIA EU VOU FAZER E COLOCAR NO MEU BLOG SE VC ME PERMITIR É CLARO.
HOJE PASSEI A TARDE FAZENDO BOMBONS, TERÇA-FEIRA É O ANIVERSÁRIO DO MEU FILHO ELE VAI FAZER 19 ANOS, SOU UMA MÃE DE 38 E TENHO UM RAPAZ, QUE FELICIDADE, RSRS. VOU FAZER UM JANTAR NO SÁBADO P/ ELE E FIZ OS BOMBONS DE NOZES, FICARAM UMA DELÍCIA, RSRS.

TENHA UMA ÓTIMA NOITE!
BJS ♥

Lilia disse...

O bolo ficou lindo, adoro bolos de chocolate!
Obrigada pela visita ao meu blogue. Também já sou seguidora :)
Beijinhos

Unknown disse...

Nossa que maravilha de bolo Sha, magnífico!
Bjs e ótima sexta
Vivi
www.viviass.blogspot.com.br
www.meublogdereceitasfavoritas.blogspot.com.br

Alice disse...

Oi:)
Gostei muito de conhecer este cantinho, esse bolo ficou uma tentação! Adoro bolo de chocolate e as suas fotos estão de babar!!
Obrigada pelo comentário simpático e visita, também já sou sua seguidora:)
Beijinhos*

Tabuleiro Chic disse...

Hummm, que delicia!!! Adoramos!!! Beijinhos e apareça no TC, para conferir as novidades!!!

Dulce Caldeira disse...

Sha, o teu bolo é uma provocação a todos os gulosos:))) chocolate é tudo de bom, é impossivel resistir-lhe.
Beijinhos querida, um bom fim de semana.

Anjo-de-Mel disse...

Um devaneio de chocolate, sem dúvida! Bjinhos!

Tati disse...

Que delicia de Bolo!
Parabéns!
Deve de ser muito gostoso tb!
Bjs!

Andréa Santana disse...

MINHA QUERIDA,
TENHA UMA ÓTIMA QUARTA-FEIRA JUNTO A SUA FAMÍLIA!
BJS ♥

Irene disse...

Huuuummm, este bolo parece fantástico!!!
Bjocas

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Lipsum Text Widget