domingo, 18 de setembro de 2011

Pãezinhos de Leite

Mais uma tentativa,porém dessa vez deu super certo,com a ajuda da receita que peguei do blog ''Saboreando a vida''.Quando vi a foto dos pãezinhos no blog fiquei louca pra me arriscar e tentar fazê-los.
E hoje...meio aborrecida,cansada e um tempinho meio...mais ou menos lá fora,resolvi que seria hoje o dia...ainda bem que meu pequeno estava tranquilinho e me deixou fazer...

O resultado foi esse...uma delíciaaaaaaa...(os meus passaram um pouquinho,pois o baby acordou na hora,então não pude administrar os dois rsss,mas ficou muito bom mesmo assim).



Ingredientes

* 1 xícara de leite morno
* 1 ovo inteiro
* 1;4 xícara (chá) de manteiga amolecida (usei sem sal)
* 3 e 1;2 xícara (chá) de farinha de trigo
* 1;4 xícara (chá) de açúcar
* 1 colher de sal
* 1 pacotinho de fermento seco para pão
* 1 gema (misturada com umas gotas de óleo de cozinha,mais umas gostas de café pronto para pincelar os pães)

Em uma tigela grande,misture o fermento,com o leite e o açúcar.Cubra a tigela e reserve até que fique com uma aparência de um creme talhado (mais ou menos 20 minutos).
Enquanto espera,unte e enfarinhe a forma onde vai assar os pãezinhos e reserve.Aproveite também para misturar a gema com o café e o óleo,reserve também.
Depois de o fermento pronto,acrescente o ovo inteiro,a manteiga e misture bem ou uma colher de pau de preferência.Vá adcionando a farinha aos poucos e o sal,misturando sempre com a colher até dar um ponto mais firme,daí então misture o restante com as mãos.
Com a massa ainda um pouco pegajosa,vire-a sobre uma superfície levemente enfarinhada e amasse até ficar lisa e elástica (dicas da querida Marly=não acrescente farinha demais 'a massa pois para obter pães fofos e macios,o usual é deixar a massa meio pegajosa).
Sove a massa por uns dez minutinhos,daí então coloque a massa em uma tijela levemente untada com óleo,e gire a tigela para a massa ficar também untada.Cubra a massa e deixe ela crescer até dobrar de volume (mais ou menos 1 hora,coloquei dentro de uma sacola plástica bem fechada).Depois de a massa crescida,vire-a sobre a superfície em que foi sovada e com as mãos,aperte levemente para ela abaixar um pouco.
Faça bolas do tamanha de um limão médio e coloque-as na forma,deixando um pequeno espaço entre elas.Pincele com a mistura da gema,delicadamente para não afundar,pois os pãezinhos voltaram a crescer.Coloque a forma em um lugar quentinho,sem vento(coloquei dentro do forno,coberto com papel alumínio).Deixe crescer novamente  por meia hora e leve ao forno médio (180oC) por mais ou menos 20 a 30 minutos ou até os pães estejam bem crescidos e dourados.


Agora...é só se deliciar,ficaram deliciosos...com um cafézinho...manteiga,geléia,hummmmmmm.....!!!

7 comentários:

Josy disse...

Sha, adoro pãezinhos de leite, e a Marly tem receitas maravilhosas no blog dela,certamente ficaram deliciosos esse pãezinhos e ficou do jeito que gosto, moreninho. A cor está linda. Bjinhos uma ótima semana

Felismina disse...

Sabem tão bem...ficaram lindos já comia um!

Bj.

www.sosimplesassim.com.br disse...

Oi Shapalmas,
Já experimentei os pãezinhos da Marly e ficam realmente deliciosos.
Bj e boa semana,
Lylia

Marly disse...

Oi, Sha,

Vim perguntar se você tinha feito os pãezinhos e dou de cara com eles! rsrs. Ficaram lindos, se você for fazê-los de novo, ou mesmo se for fazer qualquer outro pão, atente para os detalhes abaixo, pois eles ajudam a obter um pão bom:

1) A massa deve ser bem sovada, para desenvolver o glúten, que é o responsável pela elasticidade e bom crescimento do pão. Se você não sabe ou não gosta de sovar a massa, deixe que a batedeira sove, com aquele batedor em forma de gancho, rsrs.

2) Os tempos de descanso para crescimento da massa devem ser respeitados, senão o pão não fica suficientemente fofo.

3) A temperatura ambiental para o crescimento da massa deve ser alta, se a temperatura estiver baixa, melhor não tentar fazer pão, rsrs.

4) Nunca acrescente, de uma vez, toda a farinha indicada na receita, pois uma massa um tantinho grudenta acaba perdendo o 'grude' depois de sovada. Já uma massa totalmente sem grude costuma produzir pães mais pesados, rsrs. Então a dica é ir colocando a farinha com parcimônia.
Beijoca e obrigada pela menção ao bloguito!

Receitas para a Felicidade disse...

Como deviam estar deliciosos Sha e como é delicioso o seu blogue também, beijos e tudo de bom!!

Andrea Machado disse...

Parabéns ... Seu cantinho é uma delicia ...Beijo!!

kitutes da Brine disse...

Amiga...obrigada pela visitinha
Hoje vim aqui retribuí-la..
adorei seu blog, receitas fáceis e saborosas.
Agora serei sua seguidora, bjs e bom fds

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Lipsum Text Widget