terça-feira, 1 de março de 2011

Bolo de Abacaxi e Côco

Por estar alguns dias longe da net e do blog,tenho receitas acumuladas e a princípio iria postá-las de acordo com que foram feitas,porém eu não via a hora de publicar esse bolo que fiz essa semana para o aniversário de minha mamis...dia 27 de fevereiro.
O sabor do bolo,já tinha a certeza de qual seria,afinal abacaxi é a fruta preferida de minha mãe.
Há algum tempo atrás,em uma de minhas 'viagens' pelos blogs da vida,encontrei um post no blog Receita Passo a Passo,e tive a certeza de que esse seria o bolo escolhido pra essa data.O post é maravilhoso,super bem explicado,fotos de todos os passos da receita e ao fim de ler,deu água na boca,então me arrisquei a fazer...
A única dificuldade que tive em seguir a receita,foi que meu bolo não deu pra cortar em três partes,então tive que dar o meu jeito e fazer uma só camada de recheio..mas de qualquer maneira,ficou uma delícia...
Se quizer seguir a receita original,o link está abaixo da receita...
Agora,segue a receita que eu fiz...



* 3 ovos inteiros

* 1 xícara de açúcar
* 1 xícara e meia de farinha de trigo
* 50 g de manteiga sem sal
* 1 xícara de leite
* 1 colher de sopa rasa de fermento em pó químico

Na batedeira,bater bemos ovos com o açúcar,media de 5 a 10 minutos e reserve.Em uma panela coloque a manteiga e o leite para aquecer,não deixar ferver,espere apenas derreter a manteiga e desligue.Adcione a farinha e fermento,já peneirados e misturados sobre a mistura de ovos e açúcar e a seguir o leite com a manteiga e misture bem,com a ajuda de uma colher de pau de preferência.
Coloque numa assadeira previamente untada,apenas embaixo...assim como o Beto do blogo Receita Passo a Passo,prefiro usar papel manteiga.(uso sempre também forma com aro removível,fica muito mais fácil de trabalhar)
Leve assar em forno pré-aquecido em 180oC por em média 35 a 40 minutos,ou faça o famoso teste do palito pra saber se já está pronto.
Tire do forno,reserve,enquanto esfria,faça o recheio...

PARA O RECHEIO=

* 1 lata de abacaxi cortados
* 1 lata de leite condensado

* 3 vezes a mesma medida de leite ( eu ia substituir uma medida de leite por 1 de leite de côco,mas acabei esquecendo,então usei o leite de côco pra molhar o bolo)
* 4 gemas (usei as claras para fazer a cobertura)
* 5 colheres de sopa cheias de amido de milho (maisena)
* 1 lata de creme de leite
* 1 xícara de côco ralado

Numa panela coloque o leite condensado,os ovos (peneirados se preferir,para que não fique com muito cheiro de ovo), a maisena dissolvida em um pouco de leite,o restante do leite,mexa bem e ligue o fogo em temperatura média.Mexer até que o creme engrosse.Desligue o fogo e adcione o creme de leite,mexa bem.
Vamos a montagem do bolo...

Corte o bolo ao meio e coloque a primeira parte do bolo já no prato ou tabuleiro onde deseja servir o bolo.
Molhe o bolo com a água do abacaxi e com leite de côco.Coloque os pedaços de abacaxi por todo o bolo,o creme por cima (usei um pouco mais da metade,poderia ter feito metade da receita desse creme,que seria o suficiente),salpique côco ralado sobre o creme e coloque a outra parte do bolo sobre este.
Gosto de usar o aro da forma na hora da montagem,deixo ela ao redor do bolo e só tiro na hora de enfeitar.
Leve o bolo pra geladeira por algumas horas,em média de 4 a 5 horas,para que o recheio fique firme e não escorra na hora de cobrir o mesmo.

PARA A COBERTURA=

* 5 claras (pode usar somente as 4 que sobraram do recheio)
* 1 xícara de açúcar
* 1/2 xícara de água

Bater as claras em neve,até que fiquem bem firmes.Reserve.Leve a água e o açúcar ao fogo até que fique em ponto de fio,não muito grosso.Adcione nas claras já batidas e bater até que a bow esfrie ou você obtenha um chantilly bem brilhoso e firme.

Cobri o bolo com esse chantilly e com o que sobrou, adcionei um pouco de açúcar de confeiteiro,coloquei corante e decorei.Escolhi a cor amarela por ser a cor da fruta do recheio.A intenção era fazer umas flores,mas como não estava conseguindo o ponto certo e já estava um pouco tarde,acabei desenhando um abacaxi sobre um pouco de côco.A idéia de escrever o nome de minha mãe por volta do bolo foi do maridão,ficou bem legal...e o mai importante é que minha mãe ficou feliz e gostou muito...e realmente,ficou maravilhoso...
É uma ótima receita,e o recheio pode ser feito com outras frutas como kiwi,pêssego,morango,ou outra de sua preferência...
Parabéns ao blog Receita Passo a Passo e obrigada por dividir a receita com todas nós...amei!!!

                                                                                                     Fonte Receita Passo a Passo

Um comentário:

BETO disse...

Oi Shapalmas, boa noite.
Claro que pode linkar meu blog no seu. Isso é motivo de orgulho para mim.
Quanto ao tamanho da forma, usei a de 20 cm, um pouco menos que a sua. Eu sempre corto o bolo em 3 fatias. Talvez a sua massa não tenha crescido muito. Eu uso batedeira planetária, que aera bastante a massa e faz ela crescer. Pode ser isso. Bjs.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Lipsum Text Widget